logísitca e big data - extractta big data

Logística com uso de big data traz ganhos para empresa e cliente

Atrasos na entrega ou a ausência de oferta de um determinado produto são situações que desagradam qualquer cliente e podem afastar o consumidor. Atacar essas falhas e evitar que elas ocorram podem ser detalhes que fazem o diferencial de um negócio em tempos de alta concorrência. Nesse sentido, ferramentas de big data podem auxiliar na logística do negócio e impactar nos resultados da empresa.

Com as tecnologias de big data, a gestão, o planejamento e a execução do armazenamento, da circulação e da distribuição de mercadorias tendem a ser mais eficientes. Toda a captação de dados e análise é feita em tempo real.

Veja como big data pode afetar um planejamento logístico:

Operação

É possível verificar quais itens são os de maior giro em seu negócio. Com isso, pode-se adotar medidas como estocagem em local de fácil acesso (reduzindo tempo e deslocamento).

Gestão de estoque

Equilibrar as quantidades disponíveis que sejam suficientes para atender a demanda, mas que também não representem excessos. Este é o cálculo que se faz para que se tenha eficiência e redução de custos.

O monitoramento de dados de big data permite verificar questões críticas como necessidade de reposição, perdas e itens procurados em determinadas épocas.

Transporte

Uso de GPS, dados meteorológicos, condições da via, agendamento da frota, custo da entrega. A análise de todos esses dados permite que a gestão do transporte busque maior eficiência na distribuição, permitindo economia de tempo e no consumo de combustível.

O gestor ainda poderá verificar a necessidade de diversificar a frota, aprimorar percursos e identificar padrões de entregas nas regiões.

Cadeia de suprimentos

O conceito de Supply Chain Management tem ganhado cada vez mais força. A gestão da cadeia de suprimentos permite que haja maior integração entre todos os players envolvidos.

Com os dados obtidos por ferramentas de big data é possível compartilhar informações e permitir análises que possam melhorar todo o processo da cadeia.

A melhoria da logística pode ter como resultado principal a satisfação do cliente. Isso pode representar a fidelização do cliente e a conquista de novos consumidores. Para a empresa, pode se tornar uma vantagem competitiva e diferencial no mercado.

FONTES

Asaplog

CargoX

Logweb

Store Automação

Post criado 23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo