big data e questões humanas

Já ouviu falar de “thick data”? Especialista defende dados que vão além do big data

Em 2016, a etnóloga de tecnologia Tricia Wang fez uma apresentação no TED, nos EUA, sobre o que falta para as empresas fazerem boas decisões com o uso de big data. O papel da profissional é “ajudar corporações a descobrir o lado desconhecido de seus consumidores e, desta forma, crescer”, segundo descrição no site do TED.

A proposta da palestra era discutir “por que tantas companhias tomam decisões ruins apesar de terem acesso a uma quantidade sem precedentes de dados?” Wang cita histórias da Nokia e Netflix, além dos oráculos da Grécia Antiga para desmistificar o big data, e sugere como seria possível tomar as decisões corretas nas empresas.

Para a palestrante, informações que podem definir o sucesso de uma empresa muitas vezes são desprezadas.

“Vejo organizações jogando os dados fora o tempo todo porque não vieram de um modelo quantitativo ou não se encaixam em um. Mas não é culpa do big data. É o modo como o usamos; é nossa responsabilidade”, diz.

Quando estamos quantificando e os sistemas são mais dinâmicos, especialmente sistemas que envolvem seres humanos, as forças são complexas e imprevisíveis, e são coisas que não sabemos tão bem como modelar. Depois de prever algo sobre o comportamento humano, surgem novos fatores, porque as condições estão em constante mudança. Por isso é um ciclo sem fim. Achamos que conhecemos algo, e então surge algo desconhecido. É por isso que confiar apenas no big data aumenta a chance de deixar escapar alguma coisa, ao nos dar essa ilusão de que já sabemos tudo.

Wang defende o uso de thick data, dados que não podem ser quantificados, mas que podem ser o que falta para complementar o negócio de uma empresa. Em sua palestra, ela explica o que são esses dados e como eles fazem a diferença.

A apresentação de Tricia Wang é em inglês. O vídeo possui legendas em português (o ícone para selecionar o idioma aparece depois de iniciar o vídeo; ele está na parte de baixo da tela à direita). Também é possível colocar legendas em outros idiomas.

 

Você também pode ver o vídeo no site do TED com transcrição em português da palestra aqui.

Post criado 23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo